Albano Manuel de Madureira e Sousa Chaves nasceu em Leça da Palmeira em 1942, no edifício da antiga Escola Masculina da Doca, de que seu pai era director.
Reside em Leça da Palmeira.
Frequentou o extinto Colégio Externato Académico de Leixões, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Technische Hochschule (Instituto Superior Técnico) de Munique. É tradutor de documentação técnica e científica de Inglês e Alemão pelo Sprachen- und Dolmetscher-Institut (Instituto de Línguas e Intérpretes), em Munique.
Além de tradutor independente, foi professor de Alemão, Alemão Comercial e Inglês Comercial no ITFI (Instituto Técnico de Formação Intensiva) e no Instituto Riley de Línguas, no Porto e trabalhou nos departamentos de exportação em várias empresas industriais.
Durante alguns anos, orientou o estágio de finalistas do curso de Alemão / Tradução da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Desde 2006, tem realizado conferências, algumas das quais juntamente com o Artista António Mendes, sobre variados temas relacionados com Leça da Palmeira, e prefaciado e apresentado livros em Vila Real, Vila Nova de Foz Côa, S. João da Pesqueira, Freixo de Numão, Matosinhos, Leça da Palmeira.
Medalha de Cultura na I Gala de Mérito e Excelência da Junta da Freguesia de Leça da Palmeira, 2013.
Comissário do "Outono Cultural 2016", promovido pela Junta de Freguesia de Matosinhos-Leça. Convidado pela USFE – Universidade Sénior Florbela Espanca, de Matosinhos, para aulas mensais no ano lectivo de 2017/2018.

Publicou:

2002: Donas-Boto de São João da Pesqueira – Descendência de Domingos de Sousa Telo de Távora Boto. Genealogia.
2004: Descendência do Jurisconsulto Manuel de Almeida e Sousa – O Lobão, Revista «Beira Alta», 2004, vol. LXIII, n.º 1+2 (Assembleia Municipal de Viseu). Genealogia.
2005: Donas-Boto de São João da Pesqueira – Origens e Novos Ramos, com prefácio do Dr. Manuel Abranches de Soveral sobre os Boto medievais. Genealogia.
2005: Atlântida, Diamante Perdido – Mito da Eternidade, ficção histórica com Gilberto Russa, Ed. Nova Vega. Ficção histórica.
2008 + 2009: Participação em colectâneas de contos.
2009: Leça da Palmeira e o Rio Leça nas Artes, nas Letras e nas Ciências – Indiciário Onomástico, ilustrado por António Mendes – 1o de três volumes já publicados.
2011: O Pequeno Guerreiro, com Gilberto Russa, Ed. Edium, ilustrações de António Mendes. Ficção histórica.
2011: An Alignment in Northern Portugal – Publicação em «Leyhunters Newsletter» N.º 37 (Society of Leyhunters, GB)
2011: Conjunto de 3 contos com o título genérico O Amor e o Tempo, Ed. Mosaico de Palavras. Editado no Brasil em 2017 pela editora Jaguatirica.
2012: Temples of the Sun at Chãs – Publicação em «Leyhunters Newsletter» N.º 43.
2014: Leça of the Swan − Publicação em «Leyhunters Newsletter» N.º 50.
2015: A solsticial alignment in the district of Oporto − Publicação em «Leyhunters Newsletter» N.º 53.
2015: Famílias de São João da Pesqueira − Sousa|Távora|Telo, genealogia, em coautoria com Óscar Caeiro Pinto, João Braz, colaboração de Filipe Pinheiro de Campos. Prefácio do Gen. Alexandre Sousa Pinto
2018: Leça da Palmeira – Reflexos da História: I- Toponímia II- Arqueoastronomia, Seda Publicações
2018: Prof. Albano Soares Chaves – uma Fotobiografia, Seda Publicações

2022: Leça da Palmeira e o Rio Leça nas Artes, nas Letras e nas Ciências – Indiciário Onomástico, Vol. IV (1926–1950)

2023: As Covinhas da Pedra do Altar do Castrum Quiffiones e outras no Concelho de Matosinhos, da Colecção de Estudos Matosinhenses, Seda Publicações