Nós – Estudos sobre o direito das pessoas / Diogo Leite de Campos
O individualismo crescente da sociedade portuguesa (e euro-americana em geral)pós-iluminista (e pós colectivismo do século XX) manda conjugar a pessoa, vítima ou predador, só no “eu”, naturalmente ilimitado, na negação de valores, do “tu” e, portanto, do “nós”. Proponho o “nós” como (única) pessoa do “eu”, na realidade do “tu” constitutivo do “eu”. Com base radical igualdade/solidariedade do ser humano, no afastamento da omnipotência da vontade (do “eu”) a favor do reconhecimento do outro (“eu”). A protecção dos mais fracos (crianças, velhos, mulheres…) superando a ideia-força individualista de “direitos da pessoa” a caminho de um Direito (justo) das pessoas, de nós-todos.
exemplar em bom estado; com assinatura de posse
FORMATO: cm 16×23 – 378 páginas
EDIÇÃO: Almedina, Março de 2004
