Rosaria-Lanca_s.jpg

Rosária Labrusco Candeias da Lança, nasceu no Torrão, concelho de Alcácer do Sal, em 5 de Outubro de 1946. Frequentou a escola primária da terra até à 3ª classe, começando a trabalhar nas lidas do campo e nas da casa desde muito cedo. Era já adulta quando completou a 4ª classe.

Sempre gostou de escrever e, inspirada pelos campos onde trabalhava e por toda a envolvência da sua terra, ia compondo os seus poemas. Na família, já o seu pai Joaquim Jerónimo Candeias, e os seus irmãos Pedro e Manuel Candeias, eram conhecidos pela espontaneidade e alegria das suas quadras.

Mais recentemente, a solidão causada pela partida do marido e a paixão pela poesia, que a acompanha desde menina e moça, foram incentivos para transpor para o papel o que lhe ditava a alma e o coração.

Antes deste seu primeiro livro a título autónomo, "O postigo do meu mundo", participou no livro Torrão em Poesia - uma coletânea com diversos poetas- e nos Jogos Florais da Associação Unitária de Reformados Pensionistas Idosos do Concelho de Alcácer do Sal (A.U.R.P.I.C.A.S).