Onofre Varela nasceu no Porto em 1944. Estudou Pintura e seguiu uma carreira de Designer Gráfico em litografias e agências de publicidade antes de entrar nos jornais como ilustrador, cartunista e caricaturista em 1970 como colaborador eventual, e a tempo inteiro desde 1978 até 2000.

Em três décadas de trabalho jornalístico passou pelas redacções de todos os jornais diários sediados no Porto, terminando a carreira profissional por conta de outrem no Jornal de Notícias.

Continua a produzir textos e cartunes para a imprensa regional como freelancer.

Em 2000 dedicou-se ao teatro como actor, tendo recebido formação no TEP (Teatro Experimental do Porto) e actuado no palco do Teatro Sá da Bandeira (Porto).

Sentiu curiosidade pelo fenómeno religioso quando cumpriu serviço militar no norte de Angola (1965-1968), interessando-se pela Antropologia Religiosa. No regresso da guerra estudou-a como autodidacta, e só depois se declarou ateu.

Escreveu o seu primeiro livro sobre ateísmo em 2007: O Peter Pan Não Existe.

Posteriormente, O Homem Criou Deus - Reflexões e um Ateu, numa primeira edição pela edium editores (Dezembro 2011) e numa em segunda edição, revista e aumentada, pela Seda Publicações (Junho de 2024).