Nasceu a 7 de Abril de 1960 em Vila Nova da Anha, Viana do Castelo.

Foi seminarista, escuteiro e, desde muito jovem, sempre se envolveu em actividades da cariz social, cultural e desportivo, em colectividades locais, a que sempre se entregou com muito empenho. Integrou vários grupos musicais populares, grupo folclóricos e tunas tradicionais e académicas e é um dos grandes percursores da recuperação e promoção da ‘concertina’, instrumento popular, muito do agrado das gentes do norte e dos portugueses em geral.

Animador Sociocultural, funcionário da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Com Deficiência Mental, de Viana do Castelo, desde 01 de Abril de 1982, concluiu Bacharelato em Animação Sociocultural e Licenciatura (DESE) em Gestão das Artes na Cultura e na Educação na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, Vila Nova de Gaia. Formador Certificado, para além do seu trabalho na instituição supracitada, foi professor em Escolas Profissionais e criou os primeiros cursos de aprendizagem da concertina, tendo sido mestre de mais de um milhar de pessoas, alguns dos quais, hoje em dia, grandes músicos.

Conhecido como exímio ‘Cantador ao Desafio’, com o nome AUGUSTO CANÁRIO (Canário, apelido de seu pai), tem-se destacado na divulgação e promoção deste género musical popular, de raiz tradicional, sendo um dos cantores populares mais apreciados e servindo como exemplo para muitos jovens, que se têm dedicado a este género musical, nos últimos anos, em Portugal e na diáspora.

"Faz falta ler estas quadras para conhecer melhor o seu lado menos divulgado, a sua face mais oculta para quem não tem o privilégio de conviver com ele mais de perto. No entanto, mesmo conhecendo o Augusto há muito tempo e tendo-as lido, fiquei ainda assim a conhecê-lo melhor."TRECHO DO PREFÁCIO DE JOÃO FERREIRA