Álvaro Maio nasceu a 29 de Junho de 1960 na Póvoa de Varzim, Portugal. Cresceu em Lourenço Marques – Moçambique. Regressou a Portugal onde estudou Desenho e Projeto Industrial vindo a exercer a profissão de Desenhador-Projetista. Estudou depois Jornalismo exercendo em várias rádios e jornais nacionais e locais durante cerca de 15 anos continuando ainda como free-lancer

Ainda criança com 9 anos recebeu uma menção honrosa com a publicação do conto “ A minha 1ª viagem ao sol” no Jornal de Notícias de Lourenço Marques em Novembro de 1969.

Foi acumulando crónicas e poesias na rádio e jornais, algumas das quais foram publicadas na antologia poética “ FRAGMENTOS “ apresentada em Outubro de 2013! Vencedor do Prémio “ Poetas da Ria” em Aveiro subordinado ao tema do Dia Internacional da Mulher 2014, com o poema “Mulheres, mulheres “.

Em Março de 2016 lançou mais um livro de poesia intitulado “ Mais de mim…” (Seda Publicações / Gugol Livreiros) tendo apresentado um CD com 12 canções originais intitulado “Poeta da Vida” realizando concertos em quase todas as grandes cidades do Norte em Auditórios Municipais e Casinos

Em novembro de 2019 lançou o seu terceiro livro de poesia intitulado “Peregrino de Mim” (Seda Publicações / Gugol Livreiros), e em Fevereiro de 2020 com o pseudónimo “Zé Pescadinha” venceu o prémio literário Fundação Dr. Luís Rainha/Correntes d’Escritas 2020 com o livro  “Ala Ala Arriba”.

É coautor de várias dezenas de antologias poéticas nacionais e estrangeiras, algumas delas bilingues, tendo muitos dos seus textos traduzidos e publicados em 22 línguas.

Em Agosto de 2020 participou como coordenador da sessão dedicada à língua portuguesa no World Festival of Poetry que contou com a participação de representantes de 186 países.

Em Dezembro de 2020 foi agraciado com o Prémio Mundial à Excelência Artística César Vallejo como Cantautor, e em Junho de 2021 foi galardoado com o prémio Internacional Aguila de Oro à Excelência Literária

Em novembro de 2021 foi Galardoado pela - UNIÒN HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES (UHE), com a condecoração “ESCUDO DE PLATA”.

Em dezembro do mesmo ano foi galardoado com o prémio GRITO DE MUJER e ganhou o Escudo de Plata UHE.

Foi Comissário Europeu da WFP - Festival Mundial de las Palabras.

Em Abril de 2022 lançou o seu último livro “PURGATÓRIO Território de Indiferença “(Seda Publicações / Gugol Livreiros) com edições, também, em Inglês e Espanhol.

No mesmo ano:

Ganhou o Galardão GRITO de MUJER Lisboa;

Prémio César Vallejo;

Obteve o Galardão Miguel de Cervantes 2022;

Foi nomeado Doutor Honoris Causa em Literatura e Filosofia pelas Universidades de Barcelona e do Peru 2022.

Foi Presidente Intercontinental da UHE para os países de Língua Portuguesa até Julho de 2022

Em Julho é nomeado vice-presidente da CIESART-Portugal

Em Agosto torna-se Presidente Mundial da UMEA União Mundial de Escritores e Artistas.

Em 2023 ganhou o Prémio Literário Mundial Rahim Karim (Karimov).

Foi nomeado Presidente da UMEA 2023 e nomeado Diretor Internacional do Ciclo de Conferências CIESART 2023.