Porquê “O Nome da Rosa” / Umberto Eco
«Escrevi um romance porque me apeteceu. Acho que é uma razão suficiente para alguém se pôr a contar uma história. O homem é um animal fabulador por natureza. Comecei a escrever em Março de 1978, levado por uma ideia seminal. Apetecia-me envenenar um monge. Creio que um romance nasce de uma ideia deste género, o resto é sumo que se vai juntando ao longo do trabalho.
A ideia do Nome da Rosa ocorreu-me quase por acaso e agradou-me porque a rosa é uma figura simbólica, tão densa de significados ao ponto de já quase não ter mais nenhum… (…) O leitor ia ficar justamente despistado, sem poder optar por uma interpretação; e mesmo que tivesse captado as possíveis leituras nominalistas do verso final, teria acabado então de chegar ao fim, depois de ter feito já sabe-se lá que outras opções. Um título deve confundir as ideias e não orientá-las.»
Esgotado
FORMATO: 152X19cm
PÁGINAS: 66 páginas
EDIÇÃO: Difel, 1984

